sábado, 31 de julho de 2010

A verdade sobre as pessoas


As pessoas  não costumam ser aquilo que ela parecem, mas isso pode acontecer. As aparências enganam como acertam. Por isso não julgue alguém somente pelo que ela parece, mas não deixe de tirar disso uma leitura sobre a pessoa.

Quando se conhece alguém por muito tempo, temos a mania de acharmos que sabemos tudo sobre ela e que ela não nos surpreenderá. Isso é um erro. Ninguém conhece ninguém em todo seu intimo, normalmente nem você conhece a si próprio tão bem, tanto que em muitos momentos de sua vida se sentirá surpreso por suas decisões e atitudes.

Ninguém é a mesma pessoa todo o tempo. Se você está com seu melhor amigo você vai ser uma pessoa diferente de quando você está com o seu filho ou chefe. Todos temos uma parcela de nosso ser que é multipolar, o que justifica isso não é a falsidade ou mentira, são simplesmente os padrões sociais, a intimidade e a personalidade de cada pessoa.

Somos muito mais egoístas do que altruístas. Por mais que justifiquemos que daríamos a vida por aqueles que amamos, não dedicamos nem 20% a eles, somos excessivamente preocupados com problemas e prazeres pessoais. Então usamos a desculpa que morreríamos um pelos outros, isso porque queremos justificar o nosso descaso e a morte representa mais que a vida para boa parte das pessoas. Lembre-se, você só pode fazer quem você ama feliz enquanto está vivo.

A morte é um fato, infelizmente até hoje ela não é discutível. Quando você irá morrer não há como saber, por isso seja feliz enquanto pode. O que existe no “além da vida” ninguém nunca pode explicar com certeza, são várias as teorias, escolha a que mais te agrada, assim morrerá de uma maneira menos melancólica.

A maioria das pessoas tem medo de arriscar, isso não é bom. Quem foge de riscos, foge da felicidade, você pode errar ou acertar, e há erros que em longo prazo de mostram mais desejáveis do que os acertos. Se quiser um exemplo pergunte a uma mulher que foi mãe aos 16 anos e que hoje vive feliz com seu filho.

O tempo muda nossas perspectivas. O que era errado ontem pode não ser errado hoje, assim como o certo hoje pode ser errado amanhã. Com isso perceba as verdades absolutas só duram até que uma nova verdade apareça.

Pessoas influenciáveis são fácies de se descobrir. Elas costumam ter a opinião muito ligada ao senso comum, gostam de chocolate, tem grandes chances de serem fanáticos em alguma concepção, não tem boa leitura, não são irônicas, o sarcasmo é algo punitivo e sorriem mais. Em uma rodinha de amigos é sempre aquele que só concorda e quando discorda não tem argumentos próprios.

Pessoas influentes também são fácies de ser descobrir.  Quase sempre tem opinião sobre tudo, tem boa leitura, não gostam do senso comum, suas concepções mudam, mas seus princípios são permanentes, são irônicas, sarcásticas, sorriem quando querem ou precisam. Tem maior probabilidade a discordar do que concordar. Em uma rodinha de amigos são os que mais apresentam idéias e falam.

Mas a verdade sobre as pessoas, não está só nesse texto, ela está em cada pessoa. É um erro seguir sempre padrões, algumas pessoas não fazem parte deles, a parte interessante das pessoas é a incógnita que elas representam. Há regras, mas há exceções. Por isso busque a verdade em você. Se entenda antes de querer entender o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário